Menu

Klara Kielmanowicz z’l recebe homenagem da Na’amat Pioneiras São Paulo

2018-08-30 - Uncategorized

A trajetória de Klara Kielmanowicz z’l, que por mais de 50 anos foi chaverá da Na’amat Pioneiras São Paulo, e que implantou e dirigiu o Idish Kraiz,  Departamento de Cultura Iídiche, foi homenageada nesta terça-feira, 28 de agosto, na Sede das Pioneiras.

  1. Klara ou Klarinha z’l, como era carinhosamente chamada, nasceu na cidade de Yedinitz, na antiga Bessarábia. Em 1941, ainda criança,  testemunhou a violências das tropas nazistas e  sobreviveu aos campos de concentração da Transnistria. Sua trajetória foi relatada  no livro de sua autoria, “Uma marcha, uma vida, um legado, com a participação de Rachel Mizrahi e Maria Luiza Tucci Carneiro, do Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação da Universidade de São Paulo (LEER). Eleita “Mulher Pioneira”em 1994, representoua comunidade judaica brasileira e a Na’amat em diversos congressos nacionais e internacionais.

A presidente da Na’amat SP, Leonor Szymonowicz, o Rabino David Weitman, a professora Rachel Mizrahi, a amiga Ahuva Flit, a ex-presidente da Na’amat, Leia Hecht e as familiares Raquel Brand e Ana Vera Kielmanowicz, relembraram a paixão de Klara z’lpela Na’amat, sua dedicação e empenho na divulgação da língua e da cultura iídiche, e de como apesar de ter tido cinco filhos, encontrava tempo para se dedicar tanto à família, quanto ao trabalho voluntário, com um grande amor a Israel e as causas judaicas.

“Conhece-la foi um grande privilégio e saí muito enriquecida com toda a história que pudemos compor juntas”, destacou Rachel Mizrahi.

“D. Klara z’l foi uma pioneira que já estava ativa nos anos 50, 60, logo após o Holocausto. Ela tinha muito mais que o amor pela língua iídiche, mas sim um amor pelo passado e nos deixou um grande legado”, frisou o Rabino David.

Ao final da homenagem, a família descerrou uma placa em sua memória.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *