Menu

Amigos do Weizmann comemoram o Dia Nacional da Ciência (08 de Julho) promovendo novos intercâmbios entre Brasil e Israel

2018-07-07 - Uncategorized

O Grupo de Amigos do Weizmann do Brasil, associação brasileira sem fins lucrativos que fomenta a pesquisa de ponta para benefício da humanidade, comemora o Dia Nacional da Ciência e Dia Nacional do Pesquisador (comemorado em 08 de Julho) promovendo novos intercâmbios entre o Brasil e o Instituto Weizmann de Ciências de Israel.

Esta semana viajaram para o campus de Rehovot com bolsa integral, e depois de uma seletiva muito rigorosa, quatro alunos brasileiros. Gean de Oliveira da Silva, de Araponga, PR, Maria Vitória Valoto, de Londrina – PR, Carolina Eva Padilha, de São Paulo SP, e Luiza Elias Coutinho, de Belo Horizonte – MG. Eles participarão da Escola de Verão, juntamente com 80 estudantes do mundo todo. O Brasil envia estudantes desde o ano 1983.

A cientista carioca Camila Freze Baez está de malas prontas para começar em agosto a bolsa de pós-doutorado “The Mora Miriam Rozen Gerber Fellowship”. A bolsa integral, destinada exclusivamente a brasileiros, tinha como requisito essencial a excelência acadêmica.

Os Amigos do Weizmann do Brasil estão estabelecendo novos acordos de cooperação que se somam aos que já existem com cientistas de diversas instituições. Os pesquisadores do Instituto Weizmann de Ciências desenvolvem projetos conjuntos com pesquisadores do HIAE – Hospital Israelita Albert Einstein, CAPES Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e FAPESP- Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo. Há também projetos educativos com ALEF – Escola Antonietta e Leon Feffer.

O Instituto Weizmann de Ciências (WIS) é um dos principais institutos multidisciplinares do mundo, escolhido como o 6º mais inovador pela revista Nature. No campus de Rehovot, Israel, trabalham mais de 3.000 cientistas, técnicos de laboratórios e estudantes. Guiados exclusivamente pela curiosidade, realizam pesquisa básica nas áreas de Física, Química, Biologia, Bioquímica, Matemática e Ciências da Computação.

No WIS acredita-se que as descobertas científicas que mudam o panorama em um determinado campo são resultado da capacidade de um cientista de antever soluções e possibilidades ousadas e anticonvencionais, baseando-se, em muitos casos, em outras disciplinas científicas. No Instituto Weizmann de Ciências essa cultura de curiosidade e colaboração é inata, é o que o torna um lugar tão especial.

Sob a coordenação científica da Profa. Regina P. Markus, os Amigos do Weizmann do Brasil contam com a colaboração voluntaria de muitas pessoas e instituições da área científica e educacional do Brasil para a obtenção da sua missão: promover a ciência para benefício da humanidade.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *