Perseguição de negros durante o Holocausto é tema de publicação inédita

Como parte das comemorações do Mês da Consciência Negra, o Museu do Holocausto de Curitiba lança o“Nossa Luta – A perseguição dos negros durante o Holocausto”, material educativo digital sobre a perseguição nazista de afro-germânicos, com um panorama histórico e biografias de vítimas da Shoá. O projeto inédito foi desenvolvido em parceria com a Clínica de Direitos Humanos da PUCPR e com o Centro Cultural Humaita.

Apesar das políticas raciais do nazismo em relação aos judeus e ciganos terem sido bem documentadas, os pesquisadores deram pouca atenção às ações contra os negros. Esta minoria, embora não eliminada sistematicamente como outros grupos, enfrentou perseguição que variou do isolamento ao assassinato. Não existem números oficiais e os registros são escassos.

Por meio de um grande esforço da equipe do Museu, algumas histórias foram resgatadas e estão imortalizadas neste material. Seu objetivo é conectar estas narrativas aos educadores, mostrando a crescente privação e perseguição dos negros desde o período colonial alemão, passando pela República de Weimar até o Nazismo consolidado. “Nossa Luta: a perseguição dos negros durante o Holocausto” dá voz a uma comunidade perseguida e, principalmente, usa a História para aproximar os leitores de uma discussão contemporânea e bem brasileira: como se manifesta a lógica irracional da discriminação racial? Como o preconceito racial pode afetar cada indivíduo? Qual o papel do resgate e da consciência negra na construção de uma sociedade mais justa?

O pioneirismo deste trabalho está justamente na conexão entre a perseguição nazista, os Direitos Humanos e a Consciência Negra. Ele torna o Holocausto mais próximo de todos, trazendo valores e lições que estimulam a sociedade a conhecer melhor seu passado para refletir sobre o presente e construir um futuro mais justo.
Acesse ou baixe o conteúdo, gratuitamente, no site.

Comments

comments

label

About the author

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *