A Pioneira Myrian Mau Roth é homenageada com Cerimônia de Haskará

A família da saudosa Myrian Mau Roth Z’L, realizou no último dia 05 de setembro uma  cerimônia de Haskará em sua homenagem, na Sinagoga da Congregação Israelita Paulista.

Considerada uma das maiores sionistas do ishuv paulista, ela faleceu no dia 20 de julho.  A cerimônia conduzida pelo Rabino Michel Schlesinger contou com homenagens do presidente da Conib, Fernando Lottenberg, e de Miriam Doris Lilienfeld e Rosa Helena Roizen, representando a Na’amat Pioneiras São Paulo e a Na’amat Brasil.

Em suas falas, todos destacaram como Myrian sempre primou por ajudar o próximo, tanto em seu trabalho como assistente social, como em sua vida comunitária, mostrando a face mais bonita do judaísmo e sua conexão com Israel e agindo  de maneira ética, justa e honesta.

Presidente honorária da Na’amat Brasil e chaverá das Pioneiras desde 1960, Myrian foi membro honorário do Congresso Sionista Mundial e representante da Na’amat em diversas instituições como Congresso Judaico Latino Americano, Conib, Fisesp e Organização Sionista de São Paulo e do Brasil.

Entre os anos de 1992 e 1996 foi presidente de Na’amat São Paulo e entre 2000 e 2005 de Na’amat Brasil. De 1992 a 2005, Myrian  representou as Pioneiras no Congresso Mundial da Na’amat Israel, no Congresso Mundial do Partido Avodá e no Congresso Sionista Mundial.

Myrian idealizou e realizou grandes projetos em defesa do sionismo, das mulheres e do Povo Judeu. Figura inspiradora, esta grande ativista  deixará saudades imensas e um vácuo que jamais será preenchido.

label

About the author

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *